TV Cultura produz documentário em homenagem aos 100 anos de Paulo Freire

Centenário Paulo Freire

TV Cultura / Imagem: Especial #100AnosPauloFreire- Cenpec

No domingo, dia 19 de setembro, se comemora o centenário de nascimento do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, e em referência à data a TV Cultura exibe um documentário inédito sobre o educador. Produzido pelo departamento de jornalismo da emissora, a produção “Paulo Freire, 100 anos” vai ao ar neste sábado, dia 18, às 22 horas, apresentada pelo jornalista e diretor Leão Serva.

O livro Pedagogia do Oprimido é um marco na obra de Paulo Freire, um grande pensador brasileiro das ciências humanas e um dos mais reconhecidos. Ele foi professor das universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e Cambridge, na Inglaterra, e teve mais de 40 títulos de doutor honoris causa em universidades como Oxford, na Inglaterra, e Coimbra, em Portugal.

“Paulo Freire, 100 Anos” traz os principais estudiosos da obra do educador para explicar sua importância e, ao mesmo tempo, os motivos dele estar sendo vítima de tantos ataques extremistas. Entre eles, Mario Sergio Cortella, o professor, filósofo e pedagogo Dermeval Saviani e o diretor de Educação de Jovens e Adultos do Colégio Santa Cruz, Fernando Frochtengartenr.

Exílio

Paulo Freire nasceu em Pernambuco, foi preso pela ditadura militar e exilado. Ficou fora do país por 16 anos começando pela Bolívia, em 1964. No Chile, Freire concebeu a teoria da pedagogia do oprimido e na Suíça, onde trabalhava para o Conselho Mundial de Igrejas, ganhou projeção mundial e participou também da alfabetização de populações pobres no continente africano.

Com a anistia e o retorno ao Brasil em 1980, Paulo Freire continuou a produzir obras importantes como a “Pedagogia da Esperança”. Foi professor da PUC e secretário municipal de Educação de São Paulo. O documentário traz um comentário do patrono da educação sobre sonhos: “Acho que não é possível existir humanamente sem sonhos, sem utopias. Sonhos enquanto projetos, enquanto programa, curiosidade, enquanto querer ser diferente”.

Posts Recentes

Longevida dá início ao Conversas na Janela

A Longevida acaba de lançar o projeto social Conversas na Janela, que pretende ser um espaço virtual de bate-papo entre pessoas com mais de 60 anos. Por meio da plataforma Zoom, grupos de, no máximo, sete pessoas, se reunirão uma vez por semana para conversar

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 2021

Em 2021, o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é “Liderança e participação das pessoas com deficiência por um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”, a ser comemorado no dia 3 de dezembro.

2021 | FEITO POR PNZ COMUNICAÇÃO