São Paulo ganha aplicativo de serviços para pessoas idosas

A cidade de São Paulo ganhou esta semana um aplicativo reunindo serviços públicos voltados para pessoas idosas nas áreas de Assistência Social, Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Educação: o SPinfo60+. O lançamento ocorreu no dia 11 de agosto durante o Seminário de Prestação Pública de Contas do projeto “Diagnóstico socioterritorial para a pessoa idosa na cidade de São Paulo: construção de subsídios para a defesa de direitos e para a capacitação de conselheiros”, promovido pela PUC-SP.

Iniciado em agosto de 2020, o projeto é resultado do convênio firmado entre a PUC-SP e o Conselho Estadual do Idoso (CEI), por meio da Secretaria Estadual de desenvolvimento Social (SEDS) com recursos via o Fundo do Idoso. A Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais, um setor da PUC, desenvolveu o projeto tendo à frente a professora Beltrina Côrte. As diversas etapas visaram constituir subsídios para os espaços de participação, defesa de direitos e controle social, como o aplicativo SPinfo60+.

A Coordenadoria de Políticas para Pessoa Idosa da Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo e o Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo (GCMI) colaboraram com o projeto. Uma das etapas foi a capacitação de conselheiros, que contou com a participação da diretora e fundadora da Longevida, Sandra Regina Gomes.

A estrutura básica do SPinfo60+ é composta por um banco de dados levantado nos serviços da Assistência Social, Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Educação. Foi desenvolvida uma estrutura de dados pensando em deixá-la o mais acessível possível ao público 60+, com a contribuição de professores de diversos setores da PUC-SP, desde Administração, Estudos Interdisciplinares, Curso Ciências de Dados e Inteligência Artificial, Ciências da Computação e Design.

Por enquanto o app SPinfo60+ está no servidor da PUC-SP. A atualização de serviços será feita por pesquisadores do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento, também da PUC-SP, até migrar para o Conselho Estadual do Idoso. Acesse o aplicativo em https://spinfo60.pucsp.br/.

(Fonte: Portal do Envelhecimento)

Posts Recentes

Longevida dá início ao Conversas na Janela

A Longevida acaba de lançar o projeto social Conversas na Janela, que pretende ser um espaço virtual de bate-papo entre pessoas com mais de 60 anos. Por meio da plataforma Zoom, grupos de, no máximo, sete pessoas, se reunirão uma vez por semana para conversar

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 2021

Em 2021, o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é “Liderança e participação das pessoas com deficiência por um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”, a ser comemorado no dia 3 de dezembro.

2021 | FEITO POR PNZ COMUNICAÇÃO