A Longevida estreita seus laços com Portugal se tornando parceira da Revista Envelhecer, dirigida por José Carreira, e do Movimento STOPIDADISMO. O convite foi feito por Carreira, que também é representante em Portugal do movimento de combate ao idadismo, para a diretora da Longevida, Sandra Gomes. Em um primeiro momento, o foco é compartilhar e amplificar conteúdos produzidos pela equipe da Longevida e pelos colaboradores portugueses.
“O combate ao idadismo, a promoção do envelhecimento ativo, saudável e feliz e a construção de comunidades amigas de todas as idades – #AWorld4AllAges – são desafios globais. As estratégias de resposta a estes desafios devem ser também globais”, destaca Carreira, que participou do I Seminário Internacional sobre Longevidade: Brasil e Portugal, realizado em 2021 pela Longevida.
Para o diretor da revista Envelhecer, que circula em Portugal no formato digital e impresso, “a parceria é um passo na direção da definição das estratégias certas para encarar o envelhecimento como algo muito positivo e não como um “fardo” para as famílias, comunidade e países”.
De acordo com Sandra Gomes, da Longevida, desenvolver estratégias de conectividade é contribuir com o processo de informação e conhecimento na temática da longevidade em Portugal e no Brasil: “Como nos ensinou professor Paulo Freire, ‘o diálogo cria base para a colaboração’. Nós da Longevida estamos felizes com esta parceria!”.
(Imagem principal: Consulado Geral de Portugal em São Paulo)