Longevida dá início ao Conversas na Janela

Por Katia Fonseca

A Longevida desenvolve o projeto social Conversas na Janela, que oferece um espaço virtual de bate-papo entre pessoas com mais de 60 anos. Por meio da plataforma Zoom, grupos de, no máximo, sete pessoas, se reúnem uma vez por semana, quinzenalmente ou mensalmente, para conversar, trocar experiências e compartilhar suas histórias. A atividade é totalmente gratuita e faz parte do braço social da Longevida.

A primeira etapa do projeto, que teve início dia 4 de dezembro de 2021, consistiu em convidar as pessoas para formarem os grupos. O convite foi divulgado nas redes sociais da Longevida (Facebook, Instagram e Twitter). À medida que os(as) interessados se manifestaram, os grupos de cinco pessoas começaram a ser fechados. Na segunda etapa, foram definidas as características do grupo, baseadas nos interesses comuns entre as pessoas inscritas; também definindo o dia da semana e horário das reuniões. E, assim, começaram as conversas na janela virtual da plataforma Zoom ou pelo Google Meet. O convite ainda está aberto, participe!

Espantando a solidão

A solidão tem estado cada vez mais presente na vida de qualquer pessoa. Quando se trata da pessoa idosa, isso tende a se intensificar. Há mais dificuldade para a pessoa idosa ser ouvida. A correria do dia a dia das pessoas mais novas, envolvidas em inúmeros afazeres do dia a dia, nem sempre permite que se tenha tempo para ouvir histórias ou deixar-se levar por divagações por vezes efêmeras e descompromissadas.

Ter um espaço para conversar, sem compromisso com o “fazer acontecer”, simplesmente para compartilhar recordações, desejos, expectativas ou qualquer outro sentimento premente, colabora sobremaneira para a saúde emocional da pessoa idosa.

Este é o principal objetivo do projeto Conversas na Janela: espantar a solidão.

Vem conversar conosco!

Posts Recentes

2021 | FEITO POR PNZ COMUNICAÇÃO