Debate sobre 3ª dose da vacina anticovid-19 ressalta a importância da 2ª aplicação

Eficácia do imunizante que combate o novo coronavírus só foi comprovada com duas aplicações; quem perdeu a data da segunda dose, deve tomá-la mesmo assim

No combate à pandemia, alguns países já discutem a aplicação de uma terceira dose de vacina para obter uma imunização mais efetiva contra o novo coronavírus, que causa a covid-19. Mesmo aqui no Brasil, um estudo do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de Oxford e apoio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) testa a necessidade e eficácia da terceira dose das vacinas aplicadas no Brasil. O fato ressalta ainda mais a importância da segunda dose da vacina: a imunização completa só acontece após a segunda dose (ou dose única no caso da vacina da Janssen). Os idosos, principalmente, não podem deixar de tomar a segunda dose. 

O motivo é que a eficácia do imunizante foi comprovada somente a partir de análises realizadas com as duas aplicações, de acordo com a Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa).  De acordo com o diretor-presidente da instituição, Antonio Barra Torres, as vacinas são, neste momento, a medida farmacológica de maior comprovação, credibilidade e eficácia disponível em todo o mundo. “Não faz sentido a pessoa tomar uma dose da vacina e não se apresentar para tomar a segunda dose. Quem assim o faz está com uma proteção insuficiente e inadequada”, alerta. 

Portanto, não deixe de tomar a segunda dose. E se perdeu o prazo, vale o dito popular: “antes tarde do que nunca”. Mesmo fora do prazo, é absolutamente importante concluir o processo de vacinação, segundo texto publicado pela Anvisa.

Foto: Prefeitura de Itapevi / Divulgação

Posts Recentes

Longevida dá início ao Conversas na Janela

A Longevida acaba de lançar o projeto social Conversas na Janela, que pretende ser um espaço virtual de bate-papo entre pessoas com mais de 60 anos. Por meio da plataforma Zoom, grupos de, no máximo, sete pessoas, se reunirão uma vez por semana para conversar

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 2021

Em 2021, o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é “Liderança e participação das pessoas com deficiência por um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”, a ser comemorado no dia 3 de dezembro.

2021 | FEITO POR PNZ COMUNICAÇÃO